Seguidores

terça-feira, 24 de março de 2009

BONJOUR NICOLE,BONJOUR ROBERT,BONJOUR PATAPUF...












Confesso que o francês nunca foi uma disciplina que me agradasse muito, talvez porque no meu tempo de escola a dita professora tenha feito da lingua francesa uma obsessão que tornou para nós alunos um bicho de sete cabeças, logo por não ter sido um bom aluno a francês, detestava o francês e a França (sem que o país tivesse qualquer culpa).
Com o andar dos anos, fui-me habituando à ideia que nunca iria a França e nunca mais pensei nisso...
Com a derrota de Portugal no campeonato de futebol precisamente para a França... lá veio o meu sentimento de não gostar dos franceses. e sempre disse que nunca fazia intenções de ir a França.
Há dias a minha mulher fez anos e quis fazer-lhe uma surpresa...Após muito pensar, lá veio a ideia que ela gostaria muito de ir a Paris, e que há muito me "precionava"...Porque não?pensei!
E assim de surpresa e quase de um dia para o outro lá seguimos em direcção a Paris.
Fiquei rendido!Que local espectacular!que gente bonita!Durante quase uma semana, percorri as ruas de Paris,visitei lugares,museus,jardins,e os imprescendiveis Arco do Triunfo, a Torre Eiffel, o Louvre e Notre Dame, etc,etc,etc, Foi fabuloso, fartei-me de andar a pé, pois só assim conseguimos conhecer e tomar contacto directo com os locais,as ruas são uma passerelle, num desfile de moda e beleza, os lugares lindos e únicos foi muito agradavél e fiz "as pazes" com a França.
Não deixou de ter uma influência, neste caso negativa, o sentimento que uma professora de francês há mais de 30 anos teve sobre o meu gosto pela lingua ,que logo influênciou o meu gosto pelo país.
Não deverão os professores ter a capacidade de apaixonar o aluno pela matéria que ensinam?Assim como foi comigo, a nossa lingua portuguesa é muitas vezes dada na escola de forma enfadonha, sem originalidade e muitas das vezes dada num despejar de matéria, que em nada beneficia o aluno, tornando as aulas aborrecidas e sem sucesso.
Se observarmos todos os sucessos escolares, de uma turma, ou de uma escola, vemos que por trás, estará um professor que dá a aula de forma apaixonadamente, que torna a lição uma formula "mágica", ou um método de ensino que motiva através do exemplo e do envolvimento e da partilha de experiências e informação em vez de um despejar de matéria até a campaínha tocar.
Enfim,regressei ontem ... e um dia lá voltarei!

Sem comentários: