Seguidores

segunda-feira, 4 de maio de 2009

4 Maio Festa das Chagas












Por entre a Procissão são várias as expressões e as intenções. Possivelmente cada um faz o percurso com a mesma devoção e interiorizarão dedicada ao Senhor Jesus das Chagas como desde a 1ª vez a imagem percorreu as ruas da então pequena vila de Sesimbra.
Numa breve nota retirada do programa das festas conta-se a origem:
...Radicou-se, desde então, a versão tradicional de que a 4 de Maio desse ano de 1534, alguns pescadores viram um volumoso caixote que boiava junto à "Pedra Alta". Trazendo-o para terra, verificaram que encerrava uma grande imagem de Jesus Crucificado, à qual faltava um braço.
Poder-se-á imaginar a surpresa e emoção sentidas por tão extraordinário acontecimento, que fez correr à praia toda a população. Logo depois, e em procissão, conduziram a imagem para uma ermida que existia no local onde, alguns séculos mais tarde de construiria a Escola Conde de Ferreira. Sem perda de tempo, foi combinado mandar fazer em Lisboa , o braço que faltava. Quando porém o mestra santeiro veio a Sesimbra colocar o braço que moldura,viu que não estava perfeito. Alguns dias depois, e para exultação de todos, outros pescadores encontraram boiando, junto à mesma pedra, o braço original.
A partir daí, a "Pedra Alta", que segundo a tradição a areia nunca cobriu, passou a ser designada por "pedra do Senhor das Chagas"...

Sem comentários: