Seguidores

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

1º FESTIVAL/CONCURSO DE CINEMA INDEPENDENTE DE SESIMBRA II








Decorreu ontem, na "sala multiusos" do GLIESE a projecção dos filmes seleccionados e também a atribuição dos 3 primeiros lugares escolhidos. Uma plateia jovem e dinâmica , veio mostrar que Sesimbra tem um novo "produto" que pode virar "outros olhares" para cá e com a criação deste festival/concurso, é também uma aposta forte nos jovens que pretendem fazer da 7ª Arte, um novo desafio. Após 2 horas a passar curtas metragens , que mostraram a criatividade dos participantes, confesso que foi novo para mim ser júri, deste tipo de concursos, já fui dezenas de vezes júri em concursos de fotografia, mas em cinema é tudo bem mais rápido e há que ter em conta a iluminação, a fotografia, a edição. a criatividade, os enquadramentos o sonoplastia, o enredo, o guarda-roupa a sonorização entre outros "pequenos" pormenores que fazem toda a diferença, mas juntamente com Luís Serra Santos e Mário Mateus Araújo, já experientes em cinema, tive a agradável surpresa de ter votado na mesma sequência e nos mesmos filmes que os meus"colegas" de júri.
De salientar o trabalho que todos estes jovens tiveram, alguns de grande nível técnico onde destaco a fotografia no filme premiado em 1º lugar, a edição muito bem conseguida do 2º classificado e a originalidade de um filme feito com um telemovel mas com um bom argumento e criatividade que ficou em 3º lugar, mostrando que apesar de não ter os meios mais certos, acreditou no seu projecto e realizou uma boa "curta".
Também de realçar a falta de comparência de alguns patrocinadores que mais que o dinheiro a sua presença seria indispensável, no apoio e incentivo a esta gente nova... Faria alguma diferença a presença de alguém representantes da Câmara Municipal de Sesimbra e da Junta de Freguesia do Castelo, que como apoiantes neste certame, e que sendo um 1º Festival de cinema independente de Sesimbra devia ter tido por parte da Cultura uma presença e até mesmo uma intervenção.
No final, todos ficaram satisfeitos com o resultado, fui convidado como porta voz do júri e dizer algumas palavras... não quis por isso deixar de manifestar o meu agrado pela iniciativa que espero tenha continuidade e possa vir a ser no futuro um festival de referência.
Também umas palavras de incentivo e de parabéns a todos os que participaram e fizeram deste 1º festival o primeiro passo... para um futuro que se pretende com mais cinema de autor, e quem sabe se aqui pode "nascer" um novo realizador que leve Sesimbra até outras salas de cinema. Aqui fica o video promocional... a não perder
A toda a equipa do ON CINE os meus sinceros parabéns! E cá estou para o ano!

Sem comentários: