Seguidores

domingo, 16 de agosto de 2009

ARRIBA FÓSSIL DA CAPARICA




A arriba fóssil, sendo o elemento geológico mais relevante desta área protegida, apresenta aspectos geomorfológicos e palenontológicos notáveis. A designação de arriba fóssil, deve-se à sua actual posição recuada relativamente á orla marítima. Rasgando abruptamente a planície, com vertentes fortemente inclinadas em desnível da ordem dos 70 metros, estende-se por um cumprimento de costa superior a 13 km desde a Trafaria até à Lagoa de Albufeira.
Inserida na unidade geotectónica da Bacia do Baixo Tejo e Sado, apresenta uma geologia bastante simples constituída por séries sub-horizontais de natureza essencialmente detrítica (arenitos) por vezes com abundante conteúdo fossilífero e idades compreendidas entre o Miocénio (15 milhões de anos) e a actualidade.
A fauna fóssil existente caracteriza-se por ser de origem fluvio-marinha, com destaque para os gastrópodes, lamelibrânquios, um dos quais deu o símbolo a esta área protegida, e vestígios de peixes miocénicos de formas tropicais e subtropicais, indicando mares deste tipo.
Sujeita a uma permanente erosão provocada por factores naturais (chuva e vento) e antrópicos, a que a vão desagregando, a sua morfologia reveste-se por vezes de formas curiosas, caprichosamente lavradas, conferindo-lhe um aspecto imponente, bem visível a sul da Fonte da Telha. O seu valor científico, pedagógico e paisagístico fazem deste conjunto de afloramentos, um património único a conservar.
Este é um dos locais que também pode visitar nos passeios aéreos em helicóptero que organizo através da minha empresa Falcão Azul
Percurso: Tires - Cristo Rei- Arriba Fóssil da Caparica - Lagoa de Albufeira - Tires
Duração +- 20 minutos

Sem comentários: