Seguidores

sábado, 20 de novembro de 2010

ÚLTIMA CONFERÊNCIA SOBRE O CABO ESPICHEL: O CINEMA E O TURISMO




"A promoção de destinos turísticos através do cinema" foi o mote desta última conferência integrada no ciclo de conferências sobre os 600 anos do cabo Espichel.
O meu convidado foi o Prof Dr. Francisco Dias, meu amigo dos festivais internacionais e director do Festival Internacional de Filmes de Turismo de Barcelos.

Ao longo de vários anos o Cabo Espichel tem sido cenário para alguma produções cinematográficas nacionais e internacionais. Quando observo o impacto que isso tem em alguns dos grandes mercados internacionais de cinema como é o caso do cinema francês, brasileiro, americano entre outros questiono qual o aproveitamento turístico que temos feito disto ao contrario dos vários locais onde produções como "Senhor dos Anéis", "Harry Potter", "Star Wars" e "Mama Mia" que após a rodagem e colocação do filme nos circuitos de projecção mundial e que graças ao sucesso promocional do filme, viram aumentar exponencialmente o fluxo de turismo convertendo o local em um dos principais pontos turísticos dessa região, Sesimbra em particular e a região de turismo não tem sabido tirar verdadeiramente partido desta "publicidade". E Sesimbra? A Conferência foi um sucesso! Estava previsto acabar ás 17 horas e acabou bem depois das 18 horas, com muita participação da plateia. Eu fiz uma apresentação de algumas cenas rodadas no Cabo Espichel com colagem dos vários filmes Americanos, Franceses, Brasileiros,e portugueses de publicidade. Depois o Francisco Dias apresentou os nº dos estudos dos vários aumentos de fluxo turistico nos locais onde vários filmes foram realizados.

Sem comentários: