Seguidores

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

ART&TUR DIA 6 - AS PRIMEIRAS CONFERÊNCIAS

Para mim este foi um dos melhores dias da programação do ART&TUR.
As várias conferências tiveram muito interesse e participação, sendo discutidos assuntos pertinentes sobre o turismo nacional e internacional.

O Tema 1 - A produção Cultural do imaginário Turístico

Anthony Barker da Universidade de Aveiro trouxe-nos uma apresentação "Commercial Cinema, Location Shooting and "the tourism Efect" um tema bastante interessante e que me motivou no fim da sua intervenção a ir falar com ele, pois é dentro do seu raciocínio de apresentação que estou a desenvolver um movie map para o Cabo Espichel.




Ana Luísa Pires do GITUR apresentou-nos uma série de narrativas sobre "Viajando por África" motes que vieram a dar temas para livros e filmes que colocaram África no enredo e logo motivos de atracção turística.


Margarida Esteves Pereira da Universidade do Minho trouxe-nos "This is England" um estudo aprofundado sobre os vários filmes que vêem a retratar a burguesia inglesa e também servindo como mote para promoção turística, levando muitos a visitar Inglaterra apenas motivados pelos locais dos muitos filmes



Tema 2 - As marcas e destinos turísticos que encheram a sala e cuja apresentação do orador Dr. carlos Coelho, administrador do Ivity que apresentou "ImagiNAÇÃO . Compreender as marcas para imaginar o país" superou todas as expectativas. Grande comunicador, sobre essencialmente fazer a diferença e trazer a "mudança de discurso" necessária para "agarrar" o público jovem e o mais interessado.






Também o Dr. Francisco Dias do GITUR nos truxe o tema " Destination Brand Index- Nova metodologia de aferição do valor das marcas de destino" que nos deu uma nova perspectiva e leitura do que é a promoção turística através das marcas.


Tema 3 - Inovação e criatividade na gestão de Marcas apesar de tudo, não concordo com muitas das ideias dos ditos "técnicos", mas novas formas de apresentar "dados"...

Até agora a melhor selecção de filmes, para mim inclusive será talvez deste leque que sairá o grande vencedor, pelo menos para mim, o filme do México "México en Tus Sentidos" ou o de Espanha do David Cooper " El Caminho de Santiago- Flamengo Espiritual" sobre a Segóvia. Também a participação de um realizador japones que veio de propósito do Japão para este evento e receber u prémio pelo seu filme "The Legacy of the Samurai".


Ao fim da tarde chegaram a Barcelos, o Jonas Cardoso, acessor para o Turismo da Câmara Municipal de Sesimbra e o Aleixo Terra da Mota em nome do Turiforúm, que vieram "ver e aprender" como se faz um festival e as razões porque quero fazer um em Sesimbra.
Penso que os dias que aqui ficaram comigo, serviram para provar que apesar do meu entusiasmo "normal" por tudo em que me envolvo, esta é uma mais valia para Sesimbra.


Amanhã bem cedo é a minha vez de apresentar o "Cabo Espichel e o cinema no Mundo- Uma oportunidade para o turismo", como orador na ICCT11 - International Conference on Cinema and Turism, onde irei apresentar o Cabo Espichel e através dos vários filmes naciopnais e internacionais, desafiar os produtores e realizadores presentes a irem até Sesimbra.

Sem comentários: