Seguidores

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

ART&TUR DIA 7 - O DIA DA MINHA CONFERÊNCIA


Os temas da conferência de hoje, foram bastante atractivos para o público jovem das escolas de turismo e cinema, mas também para muitos profissionais de turismo, cineastas, realizadores e produtores que encheram quase por completo a sala.

O 4º Painel das Conferências tinha como tema: "Rotas Cinematográficas e Imagem de Destinos Turísticos"
A primeira oradora a Drª Lorena Rodriguez Campo da Universidade de Vigo trouxe-nos " A Promoção Turística através do Cinema", um tema com alguns dados sobre o impacto dos locais onde se desenvolvem alguns filmes e também o desenvolvimento do fluxo turístico pelas mesmas razões.


Segui eu com a minha apresentação do Cabo Espichel que surpreendeu uma vez mais. O público que estava a assistir e alguns dos conferêncistas e outros produtores e realizadores, ficaram maravilhados com a minha apresentação. Pelos filmes e dezenas de imagens de um Cabo Espichel "escondido", "Científico", "Natural", e "Imaterial". Aliás foi bastante motivante as várias manifestações de pessoas que se dirigiram a mim depois de sair do palco, integrado num painel de personalidades, especializadas em promoção de destinos turisticos através do cinema. Também eles manifestaram a sua satisfação e me deram os parabéns pela apresentação dada.
Houve mesmo quem afirmasse que ao contrário dos "especialistas" que falam muito, mas "mostram" poucas coisas, eu falei o essencial e mostrei muito mais do que estariam à espera, surpreendendo grande parte da plateia.




































Seguiu-se Fernando Olivares da Universidade de Alicante cujo tema era "Brand Placement: Integração de marcas de destino na ficção audiovisual", que nos trouxe uma série de dados e ideias bem distintas que me leva a pensar que estou no caminho certo.


No final da conferência, foram muitas as pessoas que se dirigiram a mim a felicitar pela apresentação e a solicitar contacto e até mesmo a apresentação para servir de estudo.



Aqui com Carlos Araújo e Sylvio Back


Com Sylvio Back e sua esposa



Com Lorena Rodruguez Campo e José António Fraiz da Universidade de Vigo


A equipa de Sesimbra, Carlos Rodrigues , Carlos Sargedas, Aleixo Terra da Mota, Jonas Cardoso
O Dr. Jonas Cardoso como representante do Turismo de Sesimbra e o Aleixo Terra da Mota, e o Carlos Rodrigues da Sesimbra TV e Filmaniac, que veio a Barcelos receber mais um prémio com o seu filme "Amor ao Ofício" também ficaram satisfeitos perla minha apresentação da "nossa" terra.



Após o almoço uma sessão da conferência esperada por muitos, o 3D com a participação do Dr. Marco Neiva que deu um show ao fazer várias interlocuções com o público jovem que assistia na plateia e apresentou alguns dos seus trabalhos e outros pequenos filmes 3D.









Segui-se uma apresentação de Jaime Neves da Universidade Católica que apresentou "Do Black & White até à Actualidade" depois o ciclo de filmes premiados a Preto e Branco .





Á noite uma animação de rua com a designação "ART&FOLK Desfile e Tradição" foi uma "passagem de modelos " dos trajes dos vários grupos de folclore tradicional.









Depois encontrei-me com algum do pessoas da SP-Team e dos Motogalos na exposição fotográfica.

Para finalizar a noite da melhor forma... Veio um produtor ter comigo ( que me procurou ao longo do dia) a dizer que tinha visto de manhã a minha apresentação sobre o "Cinema no Cabo Espichel no Mundo" e que teria ficado sensibilizado por ela, e de tal forma que iria aceitar o meu desafio de ir filmar no Cabo Espichel, para isso gostaria de agendar para a primavera uma visita ao local, com alguns dos seus colaboradores. Deu-me o seu cartão e disse "Sou um dos produtores de filmes como Star Wors, 007 e Gladiador e quero ir filmar ao "teu" Cabo Espichel".

Que melhor forma de acabar o dia!

Sem comentários: