Seguidores

sábado, 17 de dezembro de 2011

LIVROS DIGITAIS DO N.E.C.A. SOBRE A GRUTA DO FRADE












A Sala Polivalente da Biblioteca Municipal encheu, mesmo com algumas pessoas de pé para assistirem à apresentação do Francisco Rasteiro do N.E.C.A. do I e II Volume sobre a Gruta do Frade. Uma apresentação com poucas palavras e muitas belas fotografias que mostram e bem a grandiosidade e beleza natural desta gruta, além do exelente trabalho fotográfico que o Francisco nos mostrou, trabalho esse muito dificil e que tão bem domina ao longo dos vários anos que tem desenvolvido o seu trabalho.
Não esqueçamos que o ambiente é totalmente escuro, o que dificulta e muito a escolha correcta da colocação de flaches que trabalham quase todos eles por "simpatia".
As imagens são impressionantes, não só pela beleza natural, mas também pela iluminação que destaca através das sombras os relevos e formas de algumas das formações.
Uma das raridades desta grupa, segundo a apresentação, é que consegue reunir em apenas cada uma das salas várias "espécies" de formações e cores, que normalmente apenas se encontram separadas em grutas diferentes, ou seja num simples m2 é capaz de haver mais diferentes formações e de diferentes tipos de cristais, que em muitas das grutas com largas centenas de metros.
O presidente da Câmara , vereadora e muitos técnicos, espeleólogos e amigos estiveram presentes. O sr. presidente e o Francisco Rasteiro, lamentaram não ter havido possibiidades financeiras para haver uma edição em papel destes livros agora apresentados.
A riqueza do lugar e a sua importância científica necessitam de um estudo aprofundado sobre as diversas formações, é pois muito importante haver apoios e verbas para o estudo e desenvolvimento do mesmo.

Sem comentários: